logo-transparentelogo-transparentelogo-transparentelogo-transparente
Itajubá, MG
07
março2021domingo
  • Serviços
    • Anuncie
  • Fale Conosco
  • Expediente
  • Notícias

Itajubá está vacinando todos os profissionais de saúde que tem contato com público

Publicado por Marco Antonio em 15/02/2021

Todos os profissionais de saúde que tem contato com o público estão sendo vacinados, não só aqueles que têm atuado na linha de frente; idosos acima de 90 anos devem ser vacinados em breve

Marco Antonio Gonçalves

 

Enquanto outras cidades e Estados já começaram a vacinar idosos acima de 90 anos, Itajubá ainda está vacinando profissionais de saúde, mas a vacinação deste grupo de pessoas deve começar em breve. Segundo a prefeitura, todos os profissionais de saúde que tem contato com o público estão sendo vacinados, não só aqueles que têm atuado na linha de frente contra o novo coronavírus.

Até a tarde da última terça-feira, dia 9 de fevereiro, Itajubá já havia vacinado 2.395 pessoas com a primeira dose. Dessas, 1.202 já haviam tomado a segunda dose. 2.146 profissionais de saúde foram vacinados, 240 idosos em instituições de longa permanência e nove deficientes que moram em residências inclusivas. Ao todo, 4.980 doses da vacina haviam chegado a Itajubá até o dia 9.

Segundo a prefeitura, no início da última semana, seria concluída a vacinação de todos os profissionais dos hospitais públicos e privados (Hospital Escola, Santa Casa, Unimed e Ceam) e também dos trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde que tem contato direto com o público.

Ainda de acordo com a Administração, no município, já foram vacinados, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, os seguintes grupos: idosos residentes em instituições de longa permanência; pessoas com deficiência maiores de 18 anos e institucionalizadas; profissionais da saúde dos hospitais públicos e privados; profissionais do serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); profissionais dos postinhos de saúde; profissionais da área de saúde dos laboratórios e profissionais que atuam nas clínicas de imagem.

 

PRÓXIMOS ALVOS DA VACINA

A Prefeitura informou que os consultórios particulares serão os alvos das próximas remessas de vacinas que chegarem à cidade. Segundo levantamento da Prefeitura, Itajubá tem mais de 500 clínicas e consultórios, o que inviabilizaria a vacinação in loco destes profissionais. Com isso, o município estuda a melhor maneira de vacinar este grupo de forma rápida e segura.

“Eles serão contemplados à medida que novas remessas da vacina cheguem ao município, ainda sem previsão de data. Quando tivermos uma definição de como iremos vacinar estes mais de 1.000 profissionais faremos uma ampla divulgação na mídia local e nos canais oficiais da Prefeitura”, explicou a coordenadora do Setor de Imunizações, enfermeira Rose Marchetti, em nota divulgada no site da prefeitura. Para receber a vacina, os profissionais deverão apresentar comprovante do seu conselho profissional com foto.

Juntamente com as futuras remessas que chegarão para os profissionais da saúde, será iniciada também a vacinação dos idosos. Os primeiros a receber a vacina serão os maiores de 90 anos e, posteriormente, os demais grupos de acordo com cada faixa etária, da maior para a menor.  Segundo a prefeitura, maiores de 75 anos devem entrar em contato com o postinho de saúde mais próximo para deixar nome e endereço, pois serão vacinados em domicílio para evitar a exposição dos mesmos. Pessoas com comorbidades maiores de 18 anos serão vacinadas na sequência, conforme descrição no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Elas deverão apresentar laudo médico que comprove a doença.

 

ACIMA DOS 90 ANOS

Diversos Estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná já começaram a vacinação de maiores de 90 anos. Até o fechamento desta edição, Minas Gerais havia começado apenas a distribuição para as 28 Unidades Regionais de Saúde (URS) de mais 315.600 doses da vacina CoronaVac, recebida no domingo (7/2). Para a Regional de Pouso Alegre são 18.600 doses da vacina.

Essa é a quarta remessa recebida do Ministério da Saúde. Além dos trabalhadores da saúde, idosos de 90 anos ou mais também começam a ser imunizados em todo o estado. Mais de 100 mil idosos devem ser contemplados neste momento, em mais uma etapa da maior operação de vacinação da história de Minas Gerais.

De acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde (MS), os riscos de agravamento e óbito por covid-19 e de vulnerabilidade social foram considerados para a definição dos grupos prioritários.
Segundo a Nota Técnica publicada pelo ministério, foram avaliados a transmissão comunitária e o risco de morte por covid-19 relacionado a faixas etárias mais avançadas, que chega a ser 8,5 vezes maior para hospitalização e 18,3 vezes maior para óbito entre idosos com mais de 90 anos ou mais.

Compartilhar
O Sul de Minas
  • Editorial
  • Coluna do Santiago
  • Holofote
  • Espaço do Leitor
  • Artigos
  • Serviços
  • Fale Conosco
  • Envie um artigo

Rua Alexandre Alves Fernandes 250 | CEP:37502-148
Bairro Medicina | Itajubá MG - Brasil
Telefone: 35 3621 1522 | E-mail: [email protected]

Tecnologia B2ML Sistemas - 2019

B2ml Sistemas